Advogado de inventário do Brasília (DF) divulga os documentos necessários para abertura de um inventário em cartório/inventário extrajudicial

O Inventário Extrajudicial é um procedimento rápido com menos custos que o inventário judicial. Porém, para o inventário via cartório, é obrigatório à presença de um advogado ou defensor público, de preferência um advogado especialista em inventário.
Além disso, se faz necessário, que todos os herdeiros sejam maiores, capazes e estejam em comum acordo e que o falecido não tenha deixado testamento (com exceção aos casos de testamentos declarados inválidos, ou seja, revogado por juiz).

Veja os documentos necessários para a realização desse procedimento:

Do falecido – “De cujus”

Certidão de óbito;

RG, CPF;

Certidões para verificação se há ou não testamento;

Certidão negativa da Justiça Federal;

Certidão negativa conjunta da Receita Federal;

Dos Herdeiros

Certidão de nascimento (solteiro);

Certidão de casamento;

CPF e RG;

CPF e RG do cônjuge do herdeiro (Caso o herdeiro seja divorciado ou separado deverá apresentar averbação atualizada).

Dos imóveis

Certidão de ônus reais do imóvel atualizada

Certidão de Quitação de IPTU e de cotas condominiais;

Certidão de quitação fiscal do Distrito Federael

Comprovação de titularidade do bem;

Dos bens móveis

Documentação de veículos, extratos de conta corrente e de poupança, notas fiscais de bens, certidão da junta comercial ou do cartório de registro civil de pessoas jurídicas, etc.

Pagamento do ITD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis)

OBS: Em alguns estados do Brasil esse imposto é conhecido imposto de transmissão causa mortis (ITCMD) e deve ser pago até 180 dias da data do óbito.

Dr. Daniel César
Advogado
Cel: (61) 99698-3243(Vivo – Whatsapp)

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